Wednesday, June 3, 2009

Viajar de Mota - O que levar ?

Viajar de Mota não tem nada a ver com o viajar de carro. No carro, cabe lá sempre mais uma merdice ou outra. Na mota, todo o espaço é medido ao centímetro.

Na internet, encontro uma grande quantidade de listas sobre o que levar em viagem, e nenhuma me satisfaz. Pura e simplesmente não acredito que a malta as use, acho que é apenas para mostrar organização. :-)

As malas laterais das mota não levam nada. Nada. Nas minhas que são de 46 litros - são iguais às de topo - cabem o equivalente a um saco de desporto. Porreiro para ir para o ginásio, exige uma grande disciplina para uma viagem de 2 semanas.

Voltemos à checklist - o que levar numa viagem pela Europa? Não me vou por a falar de coisas banais - quem é que sai de viagem sem levar a máquina fotográfica ou a escova de dentes?

Para a Mota
O pendura deve levar as cópias das chaves, e cópia de todos os documentos. Cabe num bolsito do blusão.
Spray de corrente e cadeado penso que ninguém se esquece.

Em viagem
Mapa em papel. A malta leva sempre o GPS e esquece a importância de um bom mapa de papel. Pode ser substituído por um portátil/netbook com google maps, mas papel é prático. Um mapa pelo menos entre os membros do grupo.

Novidades e Mariquices Úteis
Este ano uma estreia: são as toalhas de banho da Decathlon. São pequenas, mesmo pequenas, poupam um espaço precioso. E leves. Recomenda-se, ainda por cima custam 11 euros. Abertas, tem um metro e trinta por oitenta. Fechadas são assim:
Outra coisa que inovámos foi comprar duas pequenas mochilas. A minha mulher decidiu nao levar "a mala de senhora" em troca da mochila. O que pretendemos é poder parar a mota, e rapidamente meter o capacete e o blusão às costas, e poder passear com as mão livres. Como é um teste, comprámos umas mochilas também na Decathlon por 6 euros cada. Se não servirem, deitamos fora e seguimos com menos carga.

Higiene Pessoal
Aqui usamos o velho truque de passar o champô e o gel de banho para frascos pequenos. O resto é apenas o essencial, tudo em formato reduzido.

Primeiros Socorros
Não levamos nada além de alguns medicamentos básicos: os brufens e os dafalgans, o baton do cieiro e o protector solar. A meu ver, não vale a pena andar com um estojo que não serve para nada: todos os carros tem uma merda destas, ou resolve-se na próxima estação de serviço ou hotel, se necessário.

Roupa
O mínimo, não vale a pensa levar nada de reserva. "Ai mas se sujar umas calças?" Há montes de lojas em toda a Europa, onde se facilmente se compra umas calças. É mais fácil encontrar uma loja destas que cair "uma nódoa dessas que não sai" em cima de umas calças durante as férias.
As t-shirts, muita malta usa as "descartáveis": aquelas baratuxas, que se vai deixando pelo caminho. Também é fácil comprar t-shirts em qualquer lado. Eu levo umas quantas e um ou dois pólos fininhos.

Para as senhoras, viajar de mota tem a vantagem que o equipamento é aquele: no dia seguinte vestem as calças da mota, o blusão da mota, as botas da mota. Assim, a farpela que se muda é bastante reduzida.

Neste tipo de viagem - 12/13 dias - o que vamos fazer é no meio da semana, enquanto passeamos por uma cidade qualquer, visitamos a lavandaria lá da zona - tudo lavado e passadinho a ferro e pronto para outra. Essa coisa de "lavamos no hotel" só funciona para a roupa interior, não acreditem quando lerem que "lavamos as t-shirts e estão secas no dia seguinte". Não estão, e vão acartar com uma roupa molhada que rapidamente vai ser um caos juntamente com a outra.

O principal para quem parte na sua primeira viagem de moto é perguntar a quem já o fez. Falem, falem, perguntem, perguntem, oiçam, oiçam. Depois adaptem à vossa realidade. Se há malta disponível para ajudar os outros é um motard. Usem e abusem!

Equipamento
Neste campo também não sou um fanático. Não há motard que não saiba a importancia de um bom equipamento no seu conforto e segurança. Um bom capacete faz toda a diferença. Com pendura, um sistema de comunicação é uma maravilha. Um bom blusão. Botas. Calças. E por aí fora.
Uma coisa importante: não levar nada novo nestas viagens. Se há merda que ninguém suporta é descobrir a meio do caminho que "as botas estão apertadas" ou o "blusão tá curto".

Bem, isto não foi um check list, mas espero que ajude pelo menos como orientação. :-)

( Ah, espera. Algures no meio deste texto, eu sou obrigado a falar de uns chinelinhos. Convém também mencionar pó de talco. Tá feito. )

Mas ainda vou actualizar este mesmo post com duas listas de exemplo feitas por dois colegas.
.

1 comment:

  1. Boas,

    Artur, tomei a liberdade de ler com muita atenção todas as tuas cronicas, conselhos edicas importantes.
    Ja tinha visto no forum da TA na qual sou membro. Como estou a preparar uma viajem até Croacia, os teus conselhos foram optimos.qualquer duvida que venha a ter vou te chatear.

    Aquele abraço,

    A Neto

    ReplyDelete